26 de nov. de 2012

A Nerd Chegou - VSB 30

Postado por Natália Travagin às 14:57
O quadro "A Nerd Chegou" vai falar de assuntos escolares, que eu aprendi e que gostaria de passar a vocês.
 Semana passada teve em minha cidade, a "Feira do Jovem Empreendedor" todas as escolas públicas vão, e é realmente muito legal. Minha professora chamou eu e mais três amigos para que possamos ficar então, no stand da AEB (Agencia Espacial Brasileira), o stand era voltado a foguetes, porém ao lado tinha o VSB 30, o primeiro foguete feito quase completamente pelo Brasil (a parte de GPS que foi feita pelos alemães) que conseguimos resgatar a carga útil, isso foi uma grande realização.
O Brasil já tentou lançar muitos foguetes com a maioria das coisas feitas aqui, porém a carga útil caiu no mar, e nenhum mergulhador da marinha consegui resgatar. O VSB 30, é tão importante para nós por isso, nós conseguimos resgatar a carga útil. Ele era um foguete de sondagem, isto é: Só leva experimentos para analise em microgravidade, o VSB 30 levou 10 experimentos, separados em quatro "compartimentos", ele foi lançado em 2010. Agora vamos para algumas informações importantes sobre ele:
          Comprimento: 12.639,6
          Diâmetro dos estágios: 577 mm
          Massa total na decolagem: 2.579 kg
          Massa de propelente:
          Primeiro estágio: 670 kg
          Segundo estágio: 874 kg
          Massa prevista de carga útil: 400 kg
As características de vôo para uma carga útil de 400 kg são:
          Velocidade máxima:2.000 m/s
          Aceleração máxima: 11g
          Mach máximo: 6,9
          Apogeu: 276 km (elevação 87,3)
          Tempo de microgravidade: 350 s
Pois bem a minha escola com mais outras fizeram três experimentos, que foram escolhidos para ir no foguete e ver como eles se comportam em microgravidade. Vou explicar cada um deles:
A caixa de metal realmente foi no foguete a caixa de madeira foi uma espécie de teste para por dentro da caixa que foi no foguete (todas as coisas que vão no foguete desde os experimentos até a câmera passa por testes e afins). Os experimentos eram os seguintes:

  • Massa Mola: O experimento massa mola era composto por uma mola de chuveiro e um pequeno peso em baixo, vocês tem ideia do que aconteceu em microgravidade?
  • Massa Corda: O experimento massa corda era composto por uma corda e um pequeno peso em baixo, o que vocês acham que aconteceu com esse experimento em microgravidade.
  • Repulsão entre imãs: O experimento repulsão entre imãs era composto por três imãs, um lá em cima e os outros dois bem próximos porém com as duas cargas positivas viradas para o mesmo lado, o que vocês acham que aconteceu com eles em microgravidade?
O que aconteceu em microgravidade:

  • Massa Mola: O que aconteceu com esse experimento foi super legal, a mola encolheu, isto é ela ficou super pequeninha e completamente junta, foi super legal.
  • Massa Corda: O experimento massa corda foi completamente para cima, foi até um pouco engraçado porque parecia que a corda e sua massa estava grudada no teto de tão firme que ficou ali.
  • Repulsão entre imãs: O experimento repulsão entre imãs, ninguém sabia o que iria acontecer, e para a surpresa de todos os imãs se igualaram isto é o imã que estava quase junto com o outro foi para o meio.
Agora vou colocar algumas fotos que eu tirei com o meu celular do stand e do dia:











Então foi isso gente, caso vocês tenham alguma dúvida vocês podem deixar aqui em baixo que eu irei responder!
@NataliaGimenes_




0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, saiba que ele é bastante importante para mim, só aceito críticas construtivas. Todos comentários serão respondidos por aqui mesmo, então não deixem de verificar caso espere alguma resposta e se quiser que eu visite seu blog, deixe seu link no final do seu comentário.

 

Natália Gimenes Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos